quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Estudantes ocupam reitoria da UFMS; reitor anuncia contratação de 120 professores

Cerca de cem alunos ocupam a reitoria da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, desde a última quinta-feira (7). Os estudantes reivindicam a paridade de voto na escolha do novo reitor, que está marcada para o próximo dia 25.

"Queremos democracia na universidade", diz Cauan Cabral, 21, aluno do 2º ano de ciências da computação e representante discente. Os alunos reivindicam igualdade de peso nos votos dos estudantes, funcionários e professores na indicação de candidatos ao MEC (Ministério da Educação).

Hoje, os votos dos docentes valem mais: representam 70% na formação da lista tríplice que segue para escolha do MEC.

O estudante afirma que os manifestantes não tem data para sair. "Só desocupamos com a garantia de paridade na escolha e nos conselhos", diz.

Constam ainda na pauta de reivindicações dos estudantes ativação do restaurante universitário, construção de moradia estudantil e melhoras na infra-estrutura da universidade, além da contratação de novos professores.

Em relação ao último item, o reitor da UFMS, Manoel Peró, anunciou mudanças nesta quarta (13). Vinte e três novos professores tomaram posse e o reitor anunciou a autorização do MEC para concurso público que vai contratar 120 novos docentes.

"A notícia é bem-vinda, mas queremos acompanhar a distribuição desses professores pela universidades, para que não haja cursos privilegiados", conta Cabral.

A reportagem do UOL Educação procurou a reitoria, mas não obteve resposta até 19h.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/13/ult105u6826.jhtm

Nenhum comentário:

Critique, opine, denuncie!

NOSSOS CONTATOS: (86) 8845-3625 - e-mail: deverdeclasse78@yahoo.com.br