O XI Congresso do SINTE, ocorrido de 11 a 13 deste mês de novembro, aprovou por unanimidade piso de R$ 1.132,00 para os professores classe A com jornada de R$ 20 horas semanais, rumo ao piso do DIEESE. Tal política está em consonância com a aprovação da recente Lei do Piso Nacional dos Docentes. Esse valor é para ser pago já a partir de janeiro de 2010.
No entanto, a presidenta do SINTE, professora Odeni de Jesus, QUER NEGAR essa decisão. No programa de Rádio "Voz da Educação", veiculado no último sábado (14.11.2009), Odeni fez muitos rodeios e, ainda que de forma camuflada, disse que o piso é para 40 horas. Ou seja, quer ajudar o governo a nos tomar metade do nosso salário. Isto é inaceitável. Não podemos deixar que o grupelo comandado por Odeni, Manoel Rodrigues e CIA passe por cima de uma decisão dos cerca de 700 delegados que comparceram ao Congresso.
O Congresso aprovou ainda a volta de direitos históricos, como a Regência de Classe vinculada (agora em 100%), sobre o salário-base. Volta da Licença-Prêmio. Volta da Redução da Jornada de Trabalho de acordo com o tempo de serviço, dentre outras importantes questões.
A categoria precisa ficar de olho, porque a direção do SINTE já dá sinais de que não quer encaminhar essas decisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário