quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CAMPANHA ELEITORAL EM 2008 CUSTOU MAIS DE R$ 2 BILHÕES

Novos números mostram que a campanha eleitoral no Brasil continua cada vez mais cara. Em 2008, ela custou pelo menos R$ 2,4 bilhões. O valor consta nos registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As campanhas de 2008 foram em média 57% maiores do que as realizadas em 2004.

No entanto o diretor da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, afirma que essa porcentagem não se deve somente a um grande aumento nos gastos com campanhas, mas sim, a uma prestação de contas mais detalhada pelos candidatos.

O PMDB foi a legenda que mais gastou, um total de R$ 422 milhões, seguido do PSDB, com R$ 364 milhões. Para se eleger prefeito de São Paulo, o candidato Gilberto Kassab (DEM) gastou-se mais de R$ 18 milhões.

Em 2008 quase 12% do total gasto com campanhas em todo país veio de doadores privados, pessoas físicas ou jurídicas. As construtoras, siderúrgicas, empresas ligadas ao agronegócio e instituições bancárias são as que mais investiram em candidatos. A estimativa é de que a cada R$ 100 investidos pelos candidatos em suas campanhas, R$ 10 foram doados por estas empresas.

FONTE:

Nenhum comentário:

Critique, opine, denuncie!

NOSSOS CONTATOS: (86) 8845-3625 - e-mail: deverdeclasse78@yahoo.com.br