Novos números mostram que a campanha eleitoral no Brasil continua cada vez mais cara. Em 2008, ela custou pelo menos R$ 2,4 bilhões. O valor consta nos registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As campanhas de 2008 foram em média 57% maiores do que as realizadas em 2004.
No entanto o diretor da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, afirma que essa porcentagem não se deve somente a um grande aumento nos gastos com campanhas, mas sim, a uma prestação de contas mais detalhada pelos candidatos.
O PMDB foi a legenda que mais gastou, um total de R$ 422 milhões, seguido do PSDB, com R$ 364 milhões. Para se eleger prefeito de São Paulo, o candidato Gilberto Kassab (DEM) gastou-se mais de R$ 18 milhões.
Em 2008 quase 12% do total gasto com campanhas em todo país veio de doadores privados, pessoas físicas ou jurídicas. As construtoras, siderúrgicas, empresas ligadas ao agronegócio e instituições bancárias são as que mais investiram em candidatos. A estimativa é de que a cada R$ 100 investidos pelos candidatos em suas campanhas, R$ 10 foram doados por estas empresas.
FONTE:
No entanto o diretor da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, afirma que essa porcentagem não se deve somente a um grande aumento nos gastos com campanhas, mas sim, a uma prestação de contas mais detalhada pelos candidatos.
O PMDB foi a legenda que mais gastou, um total de R$ 422 milhões, seguido do PSDB, com R$ 364 milhões. Para se eleger prefeito de São Paulo, o candidato Gilberto Kassab (DEM) gastou-se mais de R$ 18 milhões.
Em 2008 quase 12% do total gasto com campanhas em todo país veio de doadores privados, pessoas físicas ou jurídicas. As construtoras, siderúrgicas, empresas ligadas ao agronegócio e instituições bancárias são as que mais investiram em candidatos. A estimativa é de que a cada R$ 100 investidos pelos candidatos em suas campanhas, R$ 10 foram doados por estas empresas.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário